AUTOMÓVEISComércio & Indústria

Quatro Nissan classificados com 5 Estrelas Euro NCAP

As avaliações dos novos 100% elétrico Ariya e do X-Trail e-Power mostram o compromisso da Nissan para com a segurança. Confirmação da classificação Euro NCAP para o Juke Hybrid e para o Qashqai e-POWER reflete a introdução de grupos motopropulsores eletrificados.

(auto.look2010@gmail.com)

Nissan X-Trail e-POWER

Na nova ronda de classificações de segurança de veículos, a Euro NCAP publicou as pontuações para as mais recentes adições à linha eletrificada da Nissan, o Ariya, puro elétrico e X-Trail e-POWER, em que ambos atingiram cinco estrelas.

As classificações cinco estrelas já existentes para o Juke e Qashqai foram expandidas para incluir as versões Híbrida e e-POWER, respetivamente, completando toda a gama de veículos elétricos da Nissan e crossovers eletrificados com classificações Euro NCAP de cinco estrelas.

Na categoria de proteção de ocupantes adultos, ambos os veículos tiveram uma pontuação elevada, com o Ariya a alcançar uma pontuação de 86% e o X-Trail a atingir 91%. Embora os dois veículos sejam construídos em diferentes plataformas, partilham uma filosofia comum, uma vez que são construídos com aço ultrarresistente em áreas-chave para melhorar a rigidez, permitindo ao mesmo tempo que a força de um impacto seja absorvida e reduzida antes de chegar à célula de segurança dos passageiros.

Nissan Ariya

A adição de um airbag central em ambos os veículos para evitar a colisão de cabeças entre o condutor e o passageiro do banco da frente em caso de impacto lateral, contribui para a pontuação de impacto lateral de14,9 para o Ariya e 16 para o novo X-Trail.

Em termos de proteção de ocupantes infantis, ambos os veículos atingiram classificações próximas da mesma, o Ariya com 89% e o novo X-Trail com 90%. Na avaliação de testes de colisão para ocupantes crianças, com base em crianças com 6 e 10 anos, o X-Trail obteve 23,3 pontos 24 possíveis, refletindo a excelente proteção que oferece aos jovens ocupantes.

O Ariya também alcançou uma pontuação notável, com 22,9 em 24. Ambos os veículos também alcançaram um máximo de 12 pontos para a instalação de Sistemas de Retenção para Criança (SRC).

Nissan JUKE Hybrid

CLASSIFICAÇÃO PARA UTILIZADORES

VULNERÁVEIS DE ESTRADA

Na categoria de testes que avalia a capacidade do veículo de identificar e alertar os condutores para peões ou outros utentes de estrada expostos, o novo X-Trail obteve uma pontuação global de 70%. Na mesma avaliação, o Ariya alcança 74%.

Ambos os veículos dispõem de vários dispositivos de segurança ativos, incluindo travagem de emergência inteligente, que avisa o condutor e aplica os travões se o automóvel antecipar um impacto com um veículo, peão ou ciclista. Da mesma forma, a deteção de objetos em movimento alerta o condutor para um objeto possivelmente invisível nas proximidades do veículo.

Qashqai e-POWER

No entanto, a Euro NCAP reconhece que é sempre preferível prevenir acidentes e atribui pontos para a tecnologia que ajuda os condutores a evitar colisões. Tanto o novo X-Trail como o Ariya também tiveram uma pontuação excecionalmente elevada aqui, com uma classificação de 95% e 93%, respetivamente, graças às tecnologias de Mobilidade Inteligente da Nissan.

É oferecido um conjunto abrangente destas tecnologias inteligentes, incluindo o Travão de Emergência Autónomo (AEB) que identifica quando o automóvel à frente está a travar e começará a travar o veículo.

Ambos os modelos também apresentam o Sistema interventivo de deteção de ângulo morto que sente quando outro veículo não foi visto pelo condutor numa faixa de rodagem vizinha e irá dirigir ativamente o veículo de volta para a faixa de rodagem e para longe do perigo.

O facto de o novo X-Trail e o Ariya alcançarem pontuações idênticas na categoria de Assistência de Segurança reflete a estratégia da Nissan de tornar a tecnologia de segurança de ponta o mais amplamente disponível possível em todos os seus modelos. Adicionalmente, as semelhanças nas outras classificações entre os dois modelos testados sublinham ainda este ponto.

As fortes performances do novo X-Trail e do Ariya ecoam as classificações semelhantes que o Qashqai alcançou quando foi testado no ano passado. O Qashqai e o X-Trail são ambos construídos sobre a arquitetura da Aliança CMF-C.

Após a introdução do Juke Hybrid à gama do modelo e também a adição da motorização e-POWER na Qashqai, a Euro NCAP confirmou que a classificação para esses veículos não é afetada e que oferecem o mesmo nível de suporte e proteção do condutor que as versões tradicionalmente alimentadas.

A Euro NCAP tem vindo a testar independentemente os automóveis desde 1997, medindo a maioria dos novos modelos que estão à venda contra os seus critérios em constante evolução. Além de testar a força física real dos automóveis em várias colisões simuladas, a organização testa e pontua a tecnologia de prevenção de acidentes.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *